17 novembro 2005

Dia Mundial do Não Fumador



Pulmão de uma pessoa não fumadora, os pequenos pontos pretos é derivado da poluição.


Hoje comemora-se o DIA MUNDIAL DO NÃO FUMADOR. As doenças cardiovasculares são a principal causa de morte em Portugal, que são maioritariament causadas pelo consumo do tabaco. O tabaco, a tensão alta e o colestrol são os principais "inimigos" públicos da saúde dos Portugueses. As clínicas Amo-te Vida de Aveiro, Braga, Coimbra, Leiria, Lisboa, Porto - Campo Alegre, Porto - Parque Nascente, Oeiras e Setúbal vão efectuar rastreios de medição de grau de intoxicação pulmonar por monóxido de carbono em directo nas estações televisivas TVI e RTP, às 8:00 e 9:30, respectivamente. Estes rastreios serão também efectuados gratuitamente nos principais pontos de cada cidade, informe-se através da Linha Amo-te Vida 707 25 26 27.



Pulmão de uma pessoa fumadora


Para quem fuma ou ama quem fume:

  • aqui vai doer

  • aqui teste a dependencia
  • 8 comentários:

    kikas disse...

    Olha estou chocada, sou assim a modos que ex-fumadora há 15 dias e não me tem custado muito largar esta dependência...estas imagens deixa-me sempre pensativa...são de fugir mesmo!
    beijocas grandes
    kikas

    maresia disse...

    que nojo... achas que estas coisas sensibilizam as pessoas? é como as fotografias das foquinhas mortas... acho que não levam a nada, quem quer levar a sua por diante está perfeitamente consciente destas coisas e simplesmente marimba...

    sm disse...

    Impressionante!!! e as pessoas fazem isto por opção, é fantástico realmente!?!?!

    :(
    Sandra

    Carolina disse...

    As imagens são de facto impressionantes...Não sou fumadora,nunca fui,mas convivo diariamente com pessoas que o são. Tudo bem que é uma opção e cada um sabe de si,mas nesse sentido não consigo perceber onde falham as campanhas:(
    Ainda ontem vi no telejornal que a maioria dos adolescentes portugueses(maioritariamente raparigas) até 15 anos já fumaram ou são dependentes da nicotina. De facto,as estatísticas deixam-me triste...

    kika disse...

    ola
    Já fui fumadora dexei de fumar desde janeiro nao fumava muitos cigarros ai uns 4 cigarros por dia mas de um dia pra outro disse nao fumo mais e até ao dia nao fumei.sei que muitas pessoas vao pensar tambem fumavas poucos por isso deixas te fácil ,mas tambem me custou um bocado agora que consegui digo que o vicio é psicologico nao há nada para fazer 1cigarrinho na conversa com os amigos mais um cigarrinho ta chateada enervada mais um isso é tudo psicologico façam outras coisas sem ser puxar pelo cigarro omeu marido tambem fumo e eu todos os dias chamo lhe á atençao para nao fumar ao pé de mim .bjs

    Vanessa disse...

    Disseste que ia doer... doeu mesmo!

    A minha impotência neste caso, é o que me dói.
    Saber que estas campanhas não resultam, dói.
    Viver preocupada com aqueles que nos rodeiam, dói.
    Saber que a minha preocupação não vale de nada, dói.

    É assim a vidinha...por vezes dói.


    jinhitos

    Clara disse...

    Já fumei, anos demais...

    Depois consegui para sempre parar.

    Devo andar algures pelo meio dessa aparência...

    :((((((

    Ricardo Marques disse...

    Dizem que só após 10 anos,é que se está completamente desintoxicado.
    Bjs.