29 outubro 2005

Mãe Terra



(...) falou-lhes da Mãe Terra. Fê-los imaginar que a Terra - Quatro mil e seiscentos milhões de anos - era uma mulher de quarenta e seis anos. Toda a sua vida de Mulher Terra fora dedicada a fazer da Terra o que ela era hoje. Dividira os oceanos. Fizera as montanhas emergir. A mulher Terra tinha onze anos, disse Chako, quando surgiram os primeiros organismos unicelulares. Os primeiros animais, criaturas como os vermes e as acalefas, só surgiram quando ela tinha quarenta anos. E tinha mais de quarenta e cinco anos - só a oito meses - quando os dinossauros deambulavam pela Terra.
- Toda a civilização humana tal como a conhecemos - disse Chako aos gemeos - começou há duas horas na vida da Mulher Terra. (...) a ideia de que toda a história contemporânea, as Guerras Mundiais, a Guerra dos Sonhos, o Homem na Lua, a ciência, a literatura, a filosofia, a busca do conhecimento - mais não era que uma piscadela do olho da Mulher Terra.
- E nós, meus queridos, tudo o que somos e seremos, é um lampejo no seu olho. - disse Chako grandiloquentemente,estendido na cama e fitando o tecto.(...)



O Deus Das Pequenas Coisas - Arundhati Roy
Ediçoes ASA

3 comentários:

Anónimo disse...

Fizeste me recordar um dos mais belos livros que li:)
Greentea

Anónimo disse...

E ainda assim, conseguimos ser um lampejo doloroso no seu olho.

As milésimas de segundo em que conseguimos tocar o seu olhar é para ferir. Qual cisco que bate, fere e se perde, deixando atrás de si a ferida e a dor.

Laura Antunes disse...

Só para te dar um abraço, agradecendo tua visita. Laura Antunes